Categorias: Cachorros

A importância de um Cão-Guia

Talvez dos vários serviços que o cão preste um dos mais nobres na minha opinião é o de cão guia de cegos. É impressionante a sensibilidade destes animais para acompanhar os deficientes visuais. Podem alguns leitores afirmarem que se tratam de animais treinados para isto. Mas não é bem assim, eles tem que ter talento para isso.

Estima-se que existam aproximadamente duas mil pessoas solicitando cães guia e destes apenas setenta serão atendidos no Brasil. Em Santa Catarina temos a honra de ter uma escola de cães guia em Balneário Camboriú, a Escola de Cães Guia Helen Keller fundada em 2000 em Florianópolis e após 8 anos foi transferida e instalada em Balneário Camboriú. Esta escola é a única escola da América Latina Membro da Federação Internacional de Cães Guia.

Ainda temos muito para educar as pessoas com relação a participação dos cães na sociedade, mas com relação a cães guia, é lei: eles acompanham os deficientes visuais em todas as atividades seja restaurante, cinema, hospital…

Recentemente vimos em Florianópolis que o motorista de um ônibus coletivo não permitiu a entrada do cão-guia no ônibus apesar da afirmação do jovem cego que era um direito dele entrar com o cão. Ano passado vimos a senhora que estava na praia com seu cão-guia e foi importunada pelo policial militar solicitando que ela se retirasse da areia da praia.

Infelizmente a baixa qualidade da educação associada a falta de informação das pessoas que trabalham com o público a respeito desta lei provoca este tipo de constrangimento desnecessário aos cegos e seus cães-guia.

A última quarta feira de abril, este ano dia 25, foi o dia internacional do cão-guia. O Dia Internacional do Cão-guia celebra o papel fundamental que esses cães de trabalho desempenham para permitir que pessoas com baixa ou nenhuma visão possam se locomover de maneira segura e independente. O Dia Internacional do Cão-guia continua a ser um dia crucial para conscientizar as pessoas e as autoridades sobre as leis de acesso e também sobre as dificuldades que os portadores de deficiência visual e seus cães guias enfrentam em nossa sociedade.

Texto de Edgar Cardoso.