Categorias: Cachorros

Cães podem dormir na nossa cama?

Um cliente de longa data, um pouco constrangido, já no final da consulta me perguntou: “faz mal o animal de estimação dormir conosco na cama?”. Respondi: “Não faz mal nenhum!” Pude notar até um certo alívio no rosto dele. Depois me contou, que sofria de problemas cardíacos e depois que adquiriu o cãozinho se sente muito melhor e não teve mais nenhuma internação, ou intervenção médica, o que havia ocorrido antes da vinda do animal de estimação. Isto na verdade confirma várias pesquisas: donos de cães e gatos têm a pressão mais baixa, menos depressão e se sentem menos sozinhos.

Nós nunca tínhamos cães dormindo na cama conosco, as vezes uma de nossas gatas, a Sol, estava conosco na cama a tarde quando íamos descansar e acabávamos deixando-a alí. No entanto quando estávamos dormindo ela começava a miar querendo sair do quarto, o que nos obrigava a levantar para abrir a porta e permitir que ela saísse. E os cães? também em algum momento acabavam ficando na cama e quando escutavam um barulhinho que fosse, botavam a boca no mundo, dando um susto em quem estava descansando, por isso para prevenir os sustos e sonos mal dormidos, desistimos de leva-los conosco para dormir.

Até que chegou o frio e quem dorme fora de casa era o Olívia e não resisti aos apelos da Simone para não deixá-la fora de casa, mesmo com uma casinha bem protegida. Disse: “ tudo bem ela pode dormir na sala”. “de jeito nenhum!” me respondeu, “ela vai fazer bagunça a noite toda”. Só tinha um jeito, segundo ela: dormir conosco, assim poderíamos ficar de olho para ela não fazer bagunça. E assim aconteceu, ela dormiu a noite toda, não latiu, não pediu para sair, ficou lá no nossos pés, dormindo também.

Quais os cuidados para dormir sossegado com seu cão? Os únicos cuidados de quem quer ter um convívio tão próximo é só ter os cuidados normais, que todo tutor de cão ou gato deve ter: exames anuais, vacinas em dia e desverminações frequentes.

Texto de Edgar Cardoso.