Categorias: Notícias

DIA MUNDIAL DA GIRAFA

Foto por Edgar Cardoso

O dia 21 de junho, é o dia mundial das Girafas, este foi dia escolhido por ser o dia mais longo no hemisfério norte. Ela sempre é uma grande atração em qualquer jardim zoológico da nossa região, principalmente por seu aspecto esguio e seu longo pescoço. Outra coisa interessante é que o nome científico Giraffa camelopardalis tem sua origem nos antigos povos africanos que acreditavam que ela fosse um cruzamento entre camelos e leopardos.

Foto por Edgar Cardoso

Em uma nova revisão da Lista Vermelha de espécies ameaçadas, elaborada pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN), a girafa, o mais alto mamífero terrestre no planeta, foi considerado ameaçado de extinção.

De acordo com a organização, a espécie Giraffa camelopardalis, antes classificada como de “preocupação menor”, passou a “vulnerável” após sofrer uma redução populacional estimada entre 36% e 40% entre 1985 a 2015.

Elas são os mamíferos mais altos do mundo, graças às suas pernas altas e seus pescoços longos. Este pescoço aliás pode medir cerca de 1,80 metros de comprimento e ter um peso médio de 272 quilos, no entanto é composto por apenas sete vértebras como todos os outros mamíferos.  

As pernas podem ter quase o mesmo tamanho do pescoço e de um modo geral a fêmea tem uma altura média de 4,3 metros e os machos podem alcançar até 5,50 metros.

Normalmente na natureza costumam viver em grupos de seis a doze integrantes liderados pelo macho mais velho, os outros membros são fêmeas e filhotes. Quase não dormem, tiram um cochilo de apenas dez a vinte minutos por dia, o resto do tempo gastam em busca de plantas para se alimentar.

Apesar de nós só a vermos em zoológicos, seu ambiente natural são os campos abertos das planícies semiáridas da África. No entanto com o aumento populacional na África, e com isso a necessidade de novas áreas de moradia, bem como o aumento dos campos para a exploração agrícola e de minério, além é claro dos conflitos civis intermináveis nesta região, seu ambiente está desaparecendo e com isso sua rede de proteção e alimento. Assim o desaparecimento do seu habitat tem sido a principal causa da redução drástica da população nos últimos anos.

BORGES, Claudia. Conheça alguns fatos e curiosidades sobre a girafa. 31/10/2014. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/animais/49184-conheca-alguns-fatos-e-curiosidades-sobre-as-girafas.htm. Acesso em: 25 maio 2020.


CECÍLIA, Suelen. Esqueleto de Girafa – Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (MAV-FMVZ-USP). 2016. 1 fot,. colorida. 640 × 853 pixels, 106 KB.