Categorias: Gatos

Friagem na bobagem – transtornos urinários nos gatos

Nestes dias chuvosos que,  se era necessário por que os rios realmente estavam bastante secos, agora já está entediante, é comum aumentar os casos de transtornos urinários nos gatos. Apesar de poder ocorrer nos machos e nas fêmeas, é realmente muito mais frequente nos machos.

Mas você já deve estar pensando o que tem a ver a chuva com a dificuldade urinária? Ah, será que os gatos e gatas também tem “friagem”, só pode ser! Quem já não ouviu falar que “é friagem na bobagem!”. Pode ser?

A resposta a esta questão tem relação com o comportamento do gato. A maioria não gosta muito de molhar os pés e com a chuva, tudo la fora molhado: grama, areia, calçada tudo molhado, melhor ficar quietinho, paradinho e não ir lá fora fazer xixi. Só que para os gatos que tem uma uretra (uretra é o canal que leva a urina da bexiga até fora do corpo) bem fininha se a urina “engrossa” eles já ficam com dificuldade de fazer xixi. E se esperar mais um pouco eles já não conseguem mais fazer, começam a miar alto de dor, e olhando assim é difícil dizer se eles estão com dificuldade de fazer xixi ou coco, a posição é muito parecida.

Por isso os donos de gatos devem ficar atentos nesta época chuvosa, principalmente se eles costumam fazer as “necessidades” somente na rua, pois estes gatos são os mais atingidos quando esta com este clima molhado o tempo todo.

Uma boa maneira de prevenir é deixando umas duas caixas de areias disponíveis em um lugar seco nestas horas, claro que uma caixa bem longe da outra. Sabe como que é gato, se uma caixa já está usada eles podem procurar a outra.

E notando os primeiros sinais que ele está com dificuldade urinária procure o médico veterinário, já que no caso dos gatos “friagem na bobagem” pode até matá-los.