Categorias: Sem categoria

Insolação em Cães

Além das eleições outro assunto tomou as redes sociais no final da última semana (13/11/2020), o fato de uma mulher ter sido agredida ao alertar uma tutora que seu cão estava no carro ao sol e que isso colocava em risco a vida do cão. Pelo que foi divulgado isto acabou provocando uma discussão que terminou em um tumulto e agressões (https://alexandrejose.com/2020/11/mulher-e-agredida-em-indaial-ao-tentar-ajudar-cachorro-que-estava-em-carro-no-sol/). 

Bom, a verdade é que sim, cães não devem ficar no carro, seja no sol ou na sombra, sempre retire ele do carro, mesmo que os vidros estejam abertos. Naquela tarde a temperatura externa chegava a 31 °C, mas já era o suficiente para causar uma insolação em um período de tempo bem curto. Na verdade, até mesmo dias com temperaturas mais baixas podem acabar em fatalidades para nossos mascotes. 

Os animais sentem o calor da mesma forma que nós, mas especialmente os cães e gatos possuem poucas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, e uma concentração maior de glândulas nas regiões dos coxins (almofadas das patas) e nas narinas. Portanto, a principal forma de troca de calor ocorre pela ofegação. Mas no caso das temperaturas elevadas dentro do carro esta troca não é o suficiente, e começa a aumentar a temperatura corporal levando a insolação e finalmente a Hipertermia fatal ou “Heat Stroke”.  Alguns animais são mais predispostos, todos os braquicefálicos,  como bulldogue ingles, buldogue francês, shih-tzu, lhasa apso, entre outras raças. Animais obesos também podem facilmente desenvolver hipertermia maligna, ainda os que já apresentam problemas cardíacos. Eles iniciam com sinais como respiração rápida, hipersalivação, saliva espessa, gengivas cor de tijolo, tremores musculares, vômitos, diarreia, falta de coordenação motora (andar cambaleante) e até perda de consciência, desmaios e convulsões.

Em dias quentes, o carro vira uma estufa. E o principal culpado nem é exatamente o Sol: ainda que ele aqueça o veículo, são os raios infravermelhos produzidos internamente os principais vilões da insolação. Acontece que os raios infravermelhos provenientes do Sol não entram no carro, por conta dos vidros. Só que os vidros também impedem a saída desses raios!

Conforme o Sol esquenta os bancos, o painel, o volante, enfim, todas as partes internas de seu veículo, essas mesmas partes vão tentar “conter” o aquecimento, liberando, com isso, ondas infravermelhas. Como os vidros estão fechados, essas ondas ficam concentradas dentro do carro, que pode chegar a 50 °C mesmo se a temperatura exterior estiver em torno dos 20 °C. E isso acontece muito rapidamente: estacionado sob o Sol, a temperatura interna do veículo pode subir 16 °C em menos de 20 minutos. 

Os sinais de insolação devem ser identificados rapidamente pelo guardião e a primeira atitude deve ser retirar o mascote do carro e resfriar as patas e a região do pescoço e cabeça com toalhas molhadas ou água fresca. evitando usar água muito gelada ou gelo, pois o resfriamento rápido também pode ser prejudicial. Ofereça a ele água fresca, mas não o force a tomar líquidos, deixe que ele tome sozinho e se ele realmente quiser, e de jeito nenhum, se estiver inconsciente ou convulsionando. Se o animal já estiver convulsionando, mantenha-o em local baixo e acolchoado até chegar ao veterinário. Lembre-se: essa é uma condição que necessita de cuidados  médicos emergenciais que só o veterinário pode oferecer.

Caso estes primeiros cuidados não deem resultado leve imediatamente ao veterinário, onde  o tratamento apropriado à base de oxigênio terapia e fluidoterapia intravenosa com aplicação de medicamentos específicos como corticosteróides e glicose será instaurado. 

Por isso evite de todas as formas de deixar o seu cão por qualquer motivo, nem que seja por uns minutinhos no carro neste verão, isso pode ser fatal para seu animal de estimação, além é claro que se for denunciado pode ser considerado maus tratos e a pena para este caso  poderá ser de reclusão de dois a cinco anos, multa e a proibição de o agressor ter a guarda de animais (https://www.jornalcafeimpresso.com.br/noticia/2795/sancionada-a-lei-que-aumenta-pena-para-quem-maltratar-caes-e-gatos.html).