Categorias: Notícias

O dia do Médico Veterinário e de Victor Petters

Neste mês de setembro comemoramos o dia do médico veterinário no Brasil, que foi dia 09 de setembro. Esse dia foi o dia que Getúlio Vargas publicou o decreto que regulamentou a profissão. E essa data lembrou-me de um grande personagem da história indaialense que é o Dr. Victor Petters, no ano que tínhamos acabado de montar a clinica em 1988 ele iniciava o seu segundo mandato como prefeito.

Preciso voltar um pouco mais o tempo, 1982, estávamos nos anos do regime militar e os jovens de 18 anos quase todos, salvo raríssimas excessões, muitas vezes por problemas de saúde,  prestavam o serviço militar. 

Quando fui me alistar já tinha passado no vestibular para medicina veterinária em Lages e tive a possibilidade de fazer o “adiamento de incorporação” pois era uma profissão da área da saúde, onde havia a possibilidade de prestar serviço militar como profissional depois de formado. 

Bom, anualmente tinha que comparecer ao serviço militar para comprovar a matricula na faculdade e adiar mais um ano, assim foi até um ano em que o responsável, simplesmente colocou na data de retorno “adiado por tempo indeterminado”, poxa, ótimo! Só fui pensar no serviço militar novamente depois de formado.

Já era então 1988,  já havia acabado o regime militar, quem se alistava já acabava não servindo por “excesso de contingente”. Fui me apresentar ao serviço militar, o atendente era uma pessoa sisuda, mostrei meus documentos, ele me informou que tinha que formalizar minha dispensa militar fazendo o juramento a bandeira e que tinha uma taxa a pagar. Peguei o documento para pagar a taxa, cheguei no BESC (Banco do Estado de Santa Catarina, hoje já extinto) e tinha uma fila sem tamanho. Desisti, e decidi voltar outra hora, bom acabou passando os dias e a semana e bom, eu tinha um documento com “tempo indeterminado”… Adivinha quem era o chefe do serviço militar? o prefeito! E quem era o prefeito? bom ja falei lá em cima Victor Petters.

(Continua  na próxima coluna)