Categorias: Cachorros, Gatos, Notícias

Odontologia Veterinária

 

Entrevista da Drª Ellen Lueders, dentista veterinária da Odonto Pet Care, que atende aqui na Vira-Lata Clínica Veterinária.


“Foi realizado um curso teórico-prático sobre Odontologia em Animais Selvagens com Peter Emily (pai da Odontologia Veterinária mundial), Cirurgião Dentista e Médico Veterinário no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (Zoo Sorocaba) localizado na cidade de Sorocaba/SP em 2011. No curso foram atendidos diversos animais do zoo, como por exemplo, leão, leoa, macaco mandril e irara. No leão, que tinha aproximadamente 10 anos, foi realizado tratamento de canal (endodontia) e restauração de um dente incisivo superior, profilaxia dentária (limpeza) e tratamento periodontal.

Sou Cirurgiã Dentista formada pela PUC-PR em 2001, atuando desde então, na cidade de Indaial. Em meados de 2006/2007 meu cachorro quebrou um dente e não tinha quem fizesse o tratamento. Foi aí que começou o meu interesse pela Odontologia Veterinária. Na verdade, sempre fui apaixonada por animais, especialmente pelos cães. E sempre tive dúvida sobre qual profissão escolher, Odontologia ou Medicina Veterinária. Na época optei pela Odontologia por já ter pai e irmão na área. Em 2008, entrei para o curso de Medicina Veterinária na FURB e direcionei todo o meu interesse para a Odontologia Veterinária. Fiz cursos, tanto práticos como teóricos, com grandes nomes nacionais e internacionais da área como Peter Emily, Brett Beckman, Colin Harvey, Brook Niemic, Frank J.M. Verstraete e entre outros. Formei-me como Médica Veterinária no início de 2016 e logo iniciei uma Pós da Pós em Odontologia Veterinária na Anclivepa-SP, somente para especialistas na área. Acredito que eu seja a única profissional que atue na área com dupla formação (Dentista e Médica Veterinária) no Estado de Santa Catarina e no Brasil são poucos com a dupla formação. A maioria dos profissionais que atuam na área são Médicos Veterinários que fizeram a especialização em Odontologia Veterinária. Atendo como Veterinária, prestando serviços odontológicos, na Clínica Vira-lata Clínica em Indaial às quintas-feiras e nos demais dias, atuo como cirurgiã-dentista, no meu consultório no centro da cidade. O nome do meu serviço odontológico para pets se chama Odonto Pet Care e possuo uma fanpage no facebook: https://www.facebook.com/odontopetcare/

Atendo cães, gatos, coelhos, chinchilas…. Mas a grande maioria são cães e o problema que eles mais apresentam é a doença periodontal. Cerca de 85% dos cães e gatos, acima dos 3 anos, apresentam algum grau dessa doença, que afeta as estruturas de suporte do dente, ou seja, a gengiva e o osso. Se não tratada, pode causar o amolecimento e a queda do dente, fístula infra-orbital, comunicação oronasal e até fratura de mandíbula. Lembrando ainda que as bactérias que estão relacionadas com essa doença, podem circular pelo organismo e gerar doenças em outros órgãos como rins, fígado e coração. O sinal clínico mais comum é o mau-hálito e a prevenção é feita através da higienização dental, com crene dental de uso veterinário que não contém flúor e não faz espuma.

O tratamento odontológico é realizado sob anestesia geral, necessitando, assim, de exames pré-operatórios. Todo o procedimento é monitorado por um anestesista que avalia o sistema cardíaco, respiratório, temperatura, pressão… para que o procedimento seja o mais seguro possível. É imprescindível a realização de radiografias intra-orais (radiografias dos dentes) para um correto diagnóstico e planejamento do tratamento. As radiografias são realizadas no mesmo dia do procedimento com o pet anestesiado. Os valores do tratamento variam para cada caso e porte do animal.”