Categorias: Notícias

Os filhotes tem pedigree? – O INDAIALENSE

Neste mês março além da comemoração da emancipação da cidade Indaial, também ocorre anualmente a mais antiga exposição canina do mundo a Cruft`s promovida pelo The Kennel Club inglês. O The Kennel Club foi primeiro clube de cães de raça e foi fundado na Inglaterra em 1873, e dessa forma foi o primeiro a emitir o registro dos cães, estabelecendo uma árvore genealógica de cada exemplar canino ali inscrito. Foi também o responsável pelas primeiras exposições de cães de raça.  A partir deste clube vários outros foram fundados por todo o mundo, mas independente do país ficou mantido a nomenclatura inglesa Kennel Club e o  registro genealógico de cada cão também ficou conhecido como pedigree. Assim pedigree é um documento individual de um cão registrado em um Kennel Club, onde consta o nome dos pais, avós e bisavós tanto materno, quanto paterno. No Brasil foi fundado em 10 de novembro de 1922 o Brasil Kennel Club, assim mesmo sempre com o sotaque inglês, hoje só em Santa Catarina temos quatro Kennel Club emitindo pedigrees.

Nos primeiros anos da Vira-Lata, que foi fundada em 88, a cidade de Indaial tinha menos de 30 mil habitantes e clinica veterinária para cães e gatos era algo ainda muito distante da realidade da população, muito diferente dos nossos dias. A clínica contava basicamente comigo como veterinário, minha esposa, Simone, era a secretária e tínhamos mais uma pessoa para nos ajudar. Certo dia uma senhora se dirigiu a Simone para oferecer filhotes, imaginando que comercializamos. A Simone explicou que não fazíamos este tipo de comércio, mas que poderia anotar todas as informações da ninhada caso alguém ligasse ou nos procurasse interessado em adquirir filhotes. E foi perguntando as informações necessários: quando os filhotes tinham nascido, quantos machos e fêmeas, se tinham alguma raça, que foi informada que sim. Neste momento para ter mais detalhes foi-lhe perguntado se eles tinham pedigree (já que eram de raça). A senhora arregalou os olhos e com um tom de voz firme, para não deixar dúvida nenhuma respondeu: “Não senhora, eles são bem saudáveis!”.

20170312 Copyright onEdition 2017
Free for editorial use image, please credit: onEdition
This image is copyright onEdition 2017.
This image has been supplied by onEdition and must be credited onEdition.
The author is asserting his full Moral rights in relation to the publication of this image. Rights for onward transmission of any image or file is not granted or implied. Changing or deleting Copyright information is illegal as specified in the Copyright, Design and Patents Act 1988.

 

Texto de Edgar Cardoso para O Indaialense.