Odontológico

Outros serviços

Periodontia

Tratamento das afecções das estruturas do suporte dentário (gengiva, cemento, ligamento periodontal e osso alveolar). Bactérias associadas à Doença Periodontal podem estar relacionadas com afecções em rins, fígado e coração. Cerca de 85% dos cães e gatos com mais de 3 anos de idade apresentam um grau de enfermidade periodontal que pode ser resolvida por tratamento.

Fatores predisponentes: presença de bactérias periodontopatogênicas, imunidade, fatores locais (apinhamento dentário, dentes decíduos persistentes), condições adquiridas e genética.

Profilaxia bucal: prevenção do acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Tratamento periodontal: raspagem (remoção do cálculo dentário e placa bacteriana), curetagem subgengival (remoção cálculo dentário abaixo desta), aplainamento radicular (remoção do cemento radicular impregnado por toxinas bacterianas) e polimento dental (visa deixar a superfície dos dentes lisa dificultando o acúmulo posterior de placa bacteriana). Extrações dentárias também fazem parte do tratamento periodontal. Dentes com perda óssea superior a 50% é recomendada a sua extração.

Radiografias periapicais são necessárias para melhor avaliação da doença periodontal e melhor planejamento do tratamento.

Antes – Presença de Canino decíduo e acúmulo de cálculo dentário

Antes – Presença de Canino decíduo e acúmulo de cálculo dentário

Antes - Presença de Canino decíduo superior e inferior e acúmulo de cálculo dentário

Antes – Presença de Canino decíduo superior e inferior e acúmulo de cálculo dentário

Depois – profilaxia e remoção do canino decíduo

Depois – profilaxia e remoção do canino decíduo

Depois - Profilaxia e exodontia dos caninos decíduos superior e inferior

Depois – Profilaxia e exodontia dos caninos decíduos superior e inferior

Doença grave

Doença grave

Doença grave

Doença grave

Endodontia

Tratamento das afecções da polpa, que é a estrutura contida no canal radicular e câmara pulpar, responsável pela nutrição do dente e continuidade de seu desenvolvimento ao redor da vida; o tratamento visa salvar o dente do animal. Dentre as causa mais comuns que levam a problemas do endodonto podemos citar: a fratura dos dentes com exposição do tecido pulpar, doença periodontal severa com extensão para o ápice dos dentes, traumas diretos e/ou indireto sobre os dentes.

Fratura

Fratura

Isolamento

Isolamento

Dentística / Prótese

Responsável por devolver a anatomia, estética e função de dentes fraturados, cariados, com defeitos em sua formação ou perdidos através de reconstrução com materiais apropriados. Elaboração de próteses e coroas, bem como restaurações estéticas.

Radiologia

Estudo radiográfico das estruturas bucais e estruturas afins. Estuda a relação entre tecidos duros e moles, é também auxiliar indispensável nas outras áreas.

Slide1_32 Slide1_33 Slide1_27 Slide1_28

Ortodontia

Tratamentos que visam a correção de uma má oclusão ou minimizar os efeitos dela: traumatismo de tecidos moles, desgaste dos dentes, predisposição à doença periodontal.

 

Médico Veterinário Responsável

Dra. Ellen Lueders da Odonto Pet Care