Categorias: Cães, Notícias

Só falta falar

Os cachorros estão ficando cada vez mais inteligentes e ameaçando o lugar do macaco, nosso primo e sempre cotado como o segundo mais inteligente, logo atrás do homem. Mas esta inteligência já era bem conhecida por todo dono de cão.

Truques ligados a muito treinamento, como buscar a bolinha, sentar, levantar a pata, muitos outros bichos são capazes de fazer. O que nem todo dono sabe é que os cachorros têm o que os cientistas chamam de inteligência social, uma rara capacidade de compreensão, muito ligada ao fato do cão manter seus olhos sempre ligados ao nosso.


O cão e sua inteligência social evoluiu durante a sua caminhada junto aos humanos, e sua evolução recebeu uma forcinha da mão do homem. Teria sido resultado de mutações naturais combinadas com a seleção feita pelo próprio ser humano, responsável por cruzamentos e novas raças.

Há cerca de 15 mil anos, aconteceram mudanças no focinho, os dentes caninos diminuíram. Os cães ficaram menores e cada vez mais dependentes dos humanos para se alimentar. Os homens também evoluíram, e os cães cada vez mais inteligentes foram para os quintais. Recentemente, vieram para dentro de casa, passando a fazer parte da família.

Hoje os cães compreendam os humanos, melhor do que muitos outros humanos. Eles são capazes de entender o que lhes dissemos, ou nos confortar apenas pelo que sentimos. Não precisamos falar, apenas observando o nosso olhar eles já nos entendem.

Bom, como muitos donos afirmam “só falta falar”, mas será que eles precisam realmente falar?