por Edgar Cardoso – Agosto / 2021.
A cidade de Indaial foi escolhida para a instalação da Vira-Lata pois na época a cidade de Blumenau, na visão dos fundadores, já possuía um número excessivo de clinicas veterinárias, que eram: a Clinica Veterinária Alemã do Dr. Edgar Soberón, Clinica Veterinária Blumenau do Dr. Gilmar de Oliveira, o Hospital Veterinário São Francisco do Dr. Gerson Krepsky e a Clínica Veterinária Astor da Dra. Marlene Prefeito. Exceto esta última que se localizava na Rua das Missões, próximo ao Trevo da Coca-Cola, as restantes todas se localizavam no Centro. Visitamos e nos apresentamos a todos estes colegas, que nos receberam com gentileza mas, visivelmente não acreditavam na capacidade de Indaial suportar uma clinica veterinária, apesar de não nos dizerem isso claramente.
Inicialmente alugamos uma casa, onde hoje esta instalado o Toque Final: Cabelos e Estética, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 465, ao lado do Ebert Materiais de Construção. Para quem lembra o primeiro mascote foi baseado no Banzé da Disney, símbolo mais que perfeito do vira-lata que queríamos representar. A logo foi desenvolvida pelo Johny Ladewig.
A população estimada de Indaial em 1988 era de 27.679 habitantes. É provável que a população de Apiúna, neste censo divulgado em 1989, ainda esteja junto com a de Indaial. Apesar de Apiúna ter sido desmembrado em 04 de janeiro de 1988. Talvez esta pequena população com características ainda muito rurais explicaria o descrédito de nossos colegas blumenauenses. Na verdade, com excessão dos nossos pais, percebia-se este mesmo sentimento na população de um modo geral. Frases como ‘Indaial não tem madame pra levar cachorrinho no veterinário” eram muito frequentes.
Continua…