Vacinação – Programa Preventivo para Cães e Gatos

Outros serviços

IMPORTÂNCIA

Quem tem animais de estimação, sabe como é importante manter as vacinas em dia. Não somente para preservar a saúde do bichinho, mas também para evitar problemas com a própria saúde, já que muitas doenças são transmissíveis às pessoas. É importante vacinar os cães e gatos ainda filhotes e repetir as doses pelo menos uma vez ao ano durante todo a sua vida.

O QUE É UMA VACINA

As vacinas são produtos biológicos que provocam respostas imunes protetoras nos animais de estimação e os preparam para lutar contra infecções futuras dos agentes causadores das doenças. As vacinas podem diminuir a severidade das futuras doenças e determinadas vacinas podem impedir completamente a infecção. Hoje, uma categoria de vacinas está disponível exclusivamente para clínicos veterinários, nosso parceiro a Zoetis entende a profunda ligação entre as pessoas e o melhor amigo do homem e, nos proporciona todo apoio necessário para fornecermos aos nossos pacientes uma serie de vacinas de alta qualidade para ajudar os cães e gatos ficarem bem e manterem a sua qualidade de vida.

NOSSO CUIDADO

Mas é importante entender que apenas uma vacina de qualidade não garante um processo vacinal adequado, o cuidado com sua conservação é primordial para a manutenção da sua qualidade e por consequência uma vacinação eficiente, sabedora disso, a Vira-Lata conta um refrigerador exclusivo para vacinas com alarmes sonoros que avisam sempre que por qualquer motivo a temperatura sair da faixa recomendada (2 a 8 graus) e inclusive a própria geladeira conta com um sistema ligado a linha telefônica que avisa por telefone o responsável técnico e o médico veterinário de sobreaviso casa haja queda ou falta de energia.

PREVENÇÃO

Ao projetar um programa de vacinação, nossos médicos veterinários consideram o estilo de vida do animal de estimação, os riscos relacionados à doença, e as características das vacinas disponíveis. O esquema básico de vacinação recomendado para a maioria dos animais inclui para felinos: raiva, panleucopenia, rinotraqueíte viral, calicivírus e para cães: raiva, cinomose, parvovirus, leptospirose, coronavirus, parainfluenza e hepatite canina. No entanto ainda existem vacinas que podem ser apropriadas às necessidades de certos animais de estimação em particular ou que vivem em determinada região como por exemplo as vacinas para leucemia felina no caso dos gatos e tosse dos canis, giárdia ou ainda leischmaniose no caso dos cães.

PROGRAMA PREVENTIVO

Recomendamos, baseados na epidemiologia regional, que após a primovacinação do filhote, o cão ou gato continue sendo imunizado anualmente por toda a sua vida. As vacinas protegeram milhões de animais da doença e da morte causadas por doenças infecciosas. Todos os procedimentos médicos, entretanto, carregam com elas algum risco. Felizmente, no exemplo da vacinação, as respostas adversas sérias são muito infreqüentes. Nossos médicos veterinários minimizam o risco selecionando com cuidado as vacinas baseados nas necessidades individuais de um animal de estimação e escolhendo locais apropriados para sua aplicação. Esforçando-se para encontrar maneiras impedir que mesmo estes números limitados de respostas adversas ocorram.