Consultas

Outros serviços

Consulta Médica

É um ato médico que compreende: anamnese (entrevista com o paciente), exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares (quando necessário) e a prescrição terapêutica.

Política da Consulta de Retorno

O tempo entre a Consulta e a Consulta de Retorno é determinado a critério do médico, não gerando cobrança de novos honorários para o retorno. Cabe ao médico analisar a situação e estabelecer o prazo. Para isso, o ideal é considerar o tempo necessário para observar os resultados das abordagens da primeira consulta.
Em poucas palavras, o direito ao retorno de consulta ocorre sempre que o primeiro encontro com o paciente precise de continuidade. Isso ocorre quando o médico precisa analisar um exame solicitado na primeira consulta ou determinar se o uso de certo medicamento está surtindo os efeitos desejados.

Porém, mesmo sendo a mesma queixa clinica mas o tempo decorrido entre a consulta inicial e o retorno for maior que 30 dias e o paciente não respeitou o retorno agendado, o médico deve cobrar pelo retorno como se nova consulta fosse.
Isso porque, ele precisará reapreciar todo o ocorrido nesse intervalo, incluindo fatos novos que não foram mencionados ou inexistentes na consulta inicial.

Além disso, caso o paciente apresente na Consulta de Retorno outros sinais que não relacionados a queixa inicial e necessitem de nova anamnese, exame físico, elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, e eventualmente nova prescrição terapêutica, tais procedimentos são caracterizados como nova consulta médica e não um retorno, podendo, sim, ser remunerada.

Quais são os deveres e direitos do cliente?

Os prazos são extremamente necessários na hora de garantir os direitos em relação à consulta de retorno. Se o paciente perder esse prazo, ele pode não conseguir fazer a segunda visita gratuitamente. Assim, o retorno agendado deve ser respeitado, caso o cliente não retorne na data agendada ele perde o direito ao retorno da consulta, bem como caso haja uma melhora aparente no retorno da consulta, mas volte a piorar logo após é definido o prazo de 30 dias contados a partir da consulta ou do ultimo retorno como tempo máximo para não haver cobrança dos honorários e ser considerado retorno da consulta.
Prestar atenção às datas de realização de exames, de resultados, dias de medicação e prazo estabelecido pelo médico são essenciais para fazer um retorno sem custos adicionais.