Categorias: Cães

CAMPEONATO REGIONAL SUL DE ADESTRAMENTO

CAMPEONATO REGIONAL SUL DE ADESTRAMENTO
Por Vanir de Alcantara

Você conhece o esporte de adestramento de cães chamado IGP? Pois bem, a sigla alemã IGP (Internationale Gebrauchshunde Prüfungsordnung) significa Regulamento de Prova Internacional de Cão de Utilidade. O Campeonato Regional Sul de Adestramento, ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de setembro de 2024 na cidade de Tijucas do Sul (Pr) na Pousada Rancho Fundo.

Embora sempre estivesse ligado aos clubes civis de treinamento na Alemanha, o IGP inicialmente foi criado como uma prova para selecionar os cães pastores alemães, e posteriormente também outras raças de cães alemãs, aptos para os serviços militares e policiais em geral, também começaram a realizá-la. É uma forma de poder selecionar (princípio de seleção) cães para várias funções de trabalho.

O IGP acabou se tornando um esporte, que vem crescendo no mundo, inclusive evoluindo no Brasil.
É um esporte de adestramento que se apresenta em uma prova dividia em três seções: A – Faro, B – Obediência e C – Serviço de Proteção. Existem três níveis de dificuldades nas três seções: o IGP Nível 1 que é uma prova básica, o IGP 2, um nível intermediário e o IGP 3, um nível avançado.

Figura 1 – Prova de Faro: a autora com Connor realizando a prova de faro.

No Faro (seção A), o cão deve farejar pegadas feitas no transcorrer de um rastro contínuo que varia entre 300, 400 e 600 passos de distância, dependendo do nível de dificuldade da prova (IGP 1, 2 ou 3). O cão deve fazer os ângulos corretamente e encontrar e indicar objetos deixados no percurso (Figura 1).

A seção B – Obediência é composta por diferentes exercícios, os quais são: condução sem guia, senta em marcha, deitar durante o trote com aproximação, parar durante o trote, ficar a uma distância de 30 passos e vir no comando quando chamado, buscar halter em terreno plano, buscar halter com salto em barreira, buscar halter com plano inclinado ou rampa (1,80 m altura), mandar em frente seguido do comando deita e deitar sob distração.

Figura 2 – Prova de Proteção o cão revista os biombos.

O Serviço de Proteção (seção C) é composto pelos seguintes exercícios: revistar esconderijos (biombos) para encontrar o figurante (figura 2 ) Os esconderijos aumentam, bem como a complexidade dos exercícios conforme o nível de dificuldade, vigiar o figurante e latir, impedimento de fuga do figurante, defesa de um ataque na fase de vigilância, transporte feito nas costas (o figurante anda a uma distância de 5 passos a frente do condutor e seu cão), ataque ao cão durante o transporte frontal, ataque ao cão a distância e defesa ante um re-ataque (figura 3).

Figura 3 – Prova Proteção: figurante em ataque frontal ao cão.

O cão precisa atingir um mínimo de 70% de acerto em cada uma das seções para ser aprovado.

A Vira-Lata apóia o Campeonato Regional Sul de Adestramento.