Categorias: Cães, Gatos, Pesquisa e Inovação

Carrapatos e o controle no ambiente

CARRAPATOS E SEU CONTROLE

Autor: MV. Me. Prof. Edgar Cardoso

Os carrapatos são parasitas que se alimentam de sangue. Para se fixar, o carrapato agarra-se com unhas e ventosas à pele, seja do ser humano ou dos animais.

Geralmente atacam no início da primavera até o fim do verão. Podem ser encontrados em todos os cantos, desde áreas urbanas à parques e se proliferam rapidamente no ambiente.

Rhipicephalus. Foto de Lucy Mara Rozza.

O carrapato pode viver meses ou anos. Para a postura as fêmeas deixam seu hospedeiro e buscam um local protegido do sol direto e da chuva para postura de seus ovos. Ela coloca em média de 2500 a 6000 ovos, mas, já foi descrito até mesmo 12.000 ovos. Terminada a postura a fêmea seca e morre.

Todos os estágios (larva, ninfa e adulto) podem variar de 20 a 30 dias, mas no inverno podem permanecer inativos por um período de 6 meses a 1 ano sem se alimentarem. Explicando assim por que temos épocas do ano como no inverno que quase não vimos carrapatos e por que temos uma infestação enorme no verão.

Em todas as fases da vida, o carrapato está no ambiente vai no animal e retorna ao ambiente. Ou seja, se o seu cão está com carrapatos, com certeza sua casa também está. Para cada carrapato que você vê, a média é que
existem 20 que você não está vendo aí na sua casa. E não adianta dizer que varreu e limpou tudo. Carrapato não é poeira! Ele irá procurar lugares escuros, alto ou frestas para se esconder e ficar bem protegido da sua
vassoura. Fique atento!

A prevenção é baseada no combate do carrapato no animal e no meio onde ele habite. É interessante observar que as fêmeas se escondem em frestas ou lugares protegidos da luz para depositarem seus ovos e normalmente em lugares altos, ou seja em frestas da parede nas partes mais altas, muros salpicados, furos dos tijolos com 6 furos, buracos em árvores, etc.. Nesse sentido o lugar preferencial para iniciar o combate ambiental é onde o cão dorme ou fica a maior parte do tempo, pois é muito provável que ali estejam as fêmeas que estão depositando os ovos.

Não perca tempo pulverizando áreas gramadas, britas ou areias, locais que tem insolação diária e que ficam encharcadas durante a chuva, com certeza ali não estão os carrapatos. Procure no ambiente áreas secas, protegidas do sol e da chuva. Fique atento os carrapatos estão mais próximos que você imagina!

Foto de Edgar Cardoso

Para o combate no animal pode-se fazer uso de sprays, venenos em banhos antiparasitários, coleiras carrapaticidas que protegem seu cão por até oito meses, comprimidos que matam os carrapatos após picarem o cão por um mês e até três meses, e as pipetas de fácil aquisição no mercado e que protegem em torno de 21 dias.

Quanto aos carrapaticidas apesar de não termos informações específicas para uso dentro de casa, temos uma idéia dos produtos que os carrapatos já são resistentes.

Produtos a base de CIPERMETRINA, tem um efeito muito pequeno na eliminação dos carrapatos, independente da dosagem utilizada, por isso produtos com base exclusiva neste principio ativo devem ser evitadas.

O AMITRAZ tem eficácia acima de 90%. Opções veterinárias com amitraz: Triatox® MSD; Amitox Leivas Leite; Amitraz 12,5% Indubrás; Ibatox Ibasa; Nokalt® Pulverização Ourofino.

O ECTOFÓS VALÉE (cipermetrina + clorpirifós) e o COLOSSO PULVERIZAÇÃO OURO FINO (cipermetrina + clorpirifós + citronela) comprovaram eficácia acima de 95%.

Siga sempre as orientações dos fabricantes. Estes produtos são indicados para pulverização no ambiente e não devem ser administrados em cães ou gatos, apenas no ambiente.

Recomenda-se uma série de seis tratamentos com carrapaticida, principalmente no ambiente, com intervalos de de 21 dias. Um primeiro tratamento em setembro, um segundo em dezembro, e um terceiro tratamento em março.

Como não temos vacinas a única maneira de proteger nossos animais de estimação é o uso de tratamentos carrapaticidas frequentes.