Categorias: Gatos

Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos – DTUIF

Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos – DTUIF

A DTUIF é uma patologia inflamatória que pode gerar alteração em bexiga ou uretra de gatos, como tampões uretrais, urólitos (oxalato de cálcio e estruvita), neoplasias, defeitos anatômicos vesicais, infecções urinárias virais e bacterianas.  É caracterizada por sinais clínicos recorrentes, a etiologia não é conhecida na maioria dos gatos e pode se apresentar sob a forma obstrutiva     (felino não urina) ou não obstrutiva. A sintomatologia é caracterizada por hematúria (sangue na urina), polaquiúria (aumento da freqüência do ato de urinar), periúria (micção em locais inapropriados), disúria (dificuldade de urinar), cristalúria e obstrução fluxo urinário.

É uma das patologias que mais acomete os felinos, com etiologia  multifatorial e complexa, podendo acometer qualquer gato doméstico de ambos os sexos. Algumas causas que podem originar o problema são: fatores neurogênicos e estressantes, causa idiopática (causa desconhecida), manejo incorreto (obesidade, falta de higiene da caixa de areia, dieta inadequada), sedentarismo, hereditariedade, sexo, estado reprodutivo, animais jovens, animais castrados e aspectos morfológicos uretrais.

Deve-se sempre tentar identificar a causa da DTUIF, pois uma vez conhecida a origem do problema, poderá ser indicada a terapia mais apropriada e com isso reduzir o risco de recidivas.  Porém, muitas vezes a origem é desconhecida, tornando-se um desafio para o médico veterinário e fazendo com que o protocolo terapêutico não seja efetivo para alguns pacientes. Como tratamento utiliza-se anti-inflamatórios, antibióticos e em alguns casos ferormônio sintético. Além disso, deve-se corrigir as causas de base e corrigir o manejo alimentar (ração com proteína de qualidade), fornecer alimentos úmidos e modificações ambientais, como: deixar mais de uma caixa de areia no ambiente ( principalmente se tiver mais gatos na casa), caixas de areia sempre limpas, estimular  a ingestão de líquido (diluir a urina), ambiente livre de estresse e enriquecer o local com brinquedos ou esconderijos.