A área da saúde é dividida em três níveis: de baixa, média complexidade. A Vira-Lata oferece procedimentos de baixa e média complexidade, e alguns serviços cirúrgicos de alta complexidade.
Os atendimentos clínicos e cirúrgicos de baixa complexidade incluem ações de promoção à saúde, diagnóstico, tratamento, reabilitação e a manutenção da saúde. São procedimentos que exigem baixa tecnologia, na maioria das vezes realizados em consultório. A vacinação é um exemplo claro deste nível, bem como procedimentos cirúrgicos como suturas de pele, remoção de verrugas, a castração de machos, apesar de envolver centro cirúrgico é de baixa complexidade, já que não chega a invadir a cavidade abdominal. Trata-se de procedimentos rotineiros, com grande demanda, que tem esta característica importante que é prevenir e promover a saúde e o bem estar dos pacientes.
Já os procedimentos de média complexidade são aqueles que exigem uma equipe médica e de apoio especializada e com experiencia, e que demanda equipamentos tanto diagnósticos quanto cirúrgicos de alta qualidade. Assim no suporte diagnóstico entram neste conceito os exames de imagem como ultrassonografia, radiografia digital e exames laboratoriais de performance.
Na área cirúrgicas diversas modalidades são realizadas na Vira-Lata:
Ortopedia: fraturas de modo geral, cirurgias de joelho, lesões de ligamento e muito mais;
Urogenital: procedimentos como a ovariossalpingohisterectomia (castração das fêmeas), cesareanas, nefrectomias (remoção de rim), litocistotomia, que seria a remoção de cálculos da bexiga, uretrostomia, penectomia entre outros;
Dermatologia: tratamento de lesões na pele e unhas;
Cirurgias de pálpebras, globo ocular e ouvidos;
Cirurgia oncológica: tumores de mamas, lobectomia hepática para remoção de tumores no fígado, remoção de tumores de bexiga, ossos, cavidade bucal, intestinos e várias outras operações;
Cirurgia geral: tratamento de hérnias, retirada da vesícula biliar, remoção de corpo estranho em estômago e intestinos e outros procedimentos.