Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da Vira-Lata
Contamos com um laboratório de patologia clínica veterinária próprio. A patologia é basicamente o estudo das doenças e a patologia clínica é a parte que lida com o uso dos métodos laboratoriais para estudar as doenças.
Em nosso laboratório podemos fazer as análises necessárias para um diagnóstico rápido de cada situação clínica. Sempre que nossos médicos veterinários acharem necessário, poderãosolicitar um conjunto de análises que considere adequado, para serem feitas na nossa clínica e ter os resultados com rapidez e confiabilidade.
Nosso laboratório iniciou suas atividades em 2014 com a vinda da Dra. Lucy Mara Rozza, que possui especialização em Patologia Clínica Veterinária, para fazer parte da nossa Equipe. Assim, além da rapidez, ainda contamos com seu apoio para auxiliar na interpretação dos resultados e adequações de coleta de amostras e armazenamento, tornando o processo de diagnóstico definitivo muito mais preciso.
NOSSO LABORATÓRIO CLÍNICO OFERECE
Exames hematológicos: o exame de sangue é realizado com muita rapidez, o médico veterinário coleta o sangue e em 100 segundos tem em mãos o resultado. Isto torna a decisão do médico veterinário durante um desafio clínico muito mais rápida, não necessitando de esperas que podem pôr em risco a vida do paciente. Como é utilizado um método automatizado para realização deste exame, ele será dentro de 24 horas auditado por nossa patologista clínica para verificar a precisão do sistema automatizado.
Exames de química clínica: realizados rotineiramente para avaliar funcionamento de órgãos importantes como os rins e o fígado. São utilizados além de situações de suspeita clínica de doenças nestes órgãos também como avaliações pré-anestésicas para determinar se estes órgãos estão com capacidade adequada de metabolização e eliminação adequada dos anestésicos, garantindo um procedimento cirúrgico mais seguro.
Exames citológicos clínicos: é o exame microscópico de líquidos ou tecidos orgânicos que podem ser obtidos por raspados, “imprints” diretamente na lâmina ou fitas, punções com agulha, ou material coletados com “cotonetes” de orifícios naturais. A principal vantagem do exame citológico é a rapidez que ele pode ser realizado, permitindo aos nossos médicos veterinários iniciar os tratamentos tão cedo quanto possível. Nesse particular no diagnóstico de neoplasmas (“câncer”) presta um auxílio inestímável. Os exames citológicos frequentemente fornecem um diagnóstico definitivo, dispensando o emprego de outras técnicas mais demoradas e de maior refinamento.
Exames de imunocromatografia: conhecidos como testes rápidos são utilizados testes de triagem para doenças infecciosas como parvovirose, cinomose, brucelose, imunodeficiência viral felina (FIV), leucemia felina (FeLV) e giraria.
Exames parasitológicos de pele: é um exame obrigatório para problemas de pele, através de raspados ou “imprints” são pesquisados no microscópio parasitas de doenças como: demodiciose, escabiose, queiletielose e sarna notoédrica. É um exame laboratorial rápido que permite caso encontre-se o parasita um tratamento efetivo.
Exames parasitológicos de fezes: parasitas intestinais, especialmente a giardíase tem sido um purgatório para criadores e guardiões de cães e gatos, um exame preciso auxilia muito nossos clínicos no diagnóstico como no acompanhamento destas patologias.
Outros exames ou procedimentos de diagnóstico laboratorial são oferecidos por laboratórios de referência conveniados (microbiologia, exames hormonais, PCR, sexagem de aves entre outros).
Testes laboratoriais devem ser empregados como complementares ao diagnóstico. A obtenção de um histórico e a realização de um exame físico completo são essenciais para o diagnóstico de uma patologia.
Médico Veterinário Responsável
Dra. Lucy Mara Rozza – veja mais sobre neste link.