Categorias: Cães, Notícias

Ela deu

Era um domingo de manhã e a Vira-Lata era sediada onde hoje é o salão de beleza Toque Final, do lado do Ebert, e fui acordado por uma jovem que chamava, levantei e fui até a porta para ver o que estava acontecendo, qual era a emergência.  Ainda sobre a mobilete, na época a casa não tinha portão, ela esbaforida só dizia “minha cachorra deu!”. Hoje lembrando é cômico, mas na hora eu não conseguia entender qual era o problema e o porquê do desespero.

Em suma a cachorra tinha cruzado e a jovem estava desesperada para saber como impedir essa gestação. Com calma, depois de entender o problema, discutindo todos os prós e contras das principais alternativas, decidiu-se apenas por esperar e ver se realmente ela iria desenvolver a gestação.

A gestação é outro fato, muito falado e pouco conhecido. Primeiro nos cães e gatos a gestação é de 60 dias, tem uma variação dentro do normal de 58 a 70 dias. Na cadela um fato curioso é que algumas podem mesmo sem ter cruzado apresentar sinais que lembram uma gestação, como pequeno aumento da barriga e principalmente as mamas cheias de leite e quando chega a hora do parto adotam bolinhas e outros brinquedos como “filhotes”. No dia do parto a cadela também muda de comportamento o que chama a atenção muitas vezes dos tutores. Isso ocorre apenas nos cães, os gatos não apresentam esta característica, e a isto damos o nome de gestação psicológica, pseudogestação ou pseudociese.

Outro fato interessante, e importante ser conhecido é que o cio ocorre novamente 4 meses depois do parto, ou 2 meses depois do desmame, que normalmente é feito aos 60 dias, o que pega muito tutor desprevenido. Então para não ter que correr no veterinário fique atento aos números do ciclo reprodutivo dos cães e gatos.