Categorias: Aves, Notícias

PRÓTESE IMPLANTADA EM GAVIÃO POMBO NO HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO DA FURB

Por Edgar Cardoso

08 de junho de 2021

O Hospital Veterinário da Furb realizou uma cirurgia inédita na região, o implante de uma prótese com base de titânio na perna esquerda de um gavião-pombo-grande, que teve sua perna amputada em consequência de fraturas comitivas e ferimentos extensos da pele.

Esta espécie de gavião é endêmico da Mata Atlantica, mede de 48 a 53 cm. de comprimento. O adulto apresenta a cabeça, nuca e partes inferiores brancas e o dorso e as asas quase preto. Alimenta-se de outras aves menores, répteis e pequenos mamíferos. Esta ave necessita de regiões preservadas da Mata Atlântica, sendo sensível a presença humana e ao desmatamento, daí ser considerada uma espécie ameaçada de extinção

O Gavião-pombo-grande (Leucopternis polionotus), apelidado de Happy, foi levada à Furb em novembro de 2020, pela Polícia Militar Ambiental. As lesões por traumas em membros pélvicos em aves rapinantes são as mais comuns em todo mundo, sendo a segunda principal causa de internação e óbito.

No Hospital Escola Veterinário da FURB todos os procedimento foram idealizados e realizados pelo Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau, (Saasblu), que vem realizando o socorro deste tipo de animal no município. O médico veterinário e coordenador do Saasblu, Prof. Julio César de Souza, realizou o atendimento e coordenou os esforços para que pudesse ser implantada uma prótese na perna amputada do gavião. Cirugia de implante e colocação de prótese é inédito na região Prof. do curso de odontologia da furb Ricardo Hochheim Neto doutor em implantologia 

Em 04 de março deste ano foi implantado uma base de titânio em região proximal da tíbia, como pode observar na radiografia abaixo (parte de cima do osso perna), que foi desenvolvido pelo professor do curso de odontologia da FURB, Prof. Dr. Ricardo Hochheim Neto, doutor em implantologia.

Passados 90 dias e sendo observado na radiografia que o implante tinha sido bem coberto pelo osso. Foi realizado a segunda parte do implante com a colocação de uma prótese provisória, fabricada em impressora 3D pelo Laboratório de Computação Científica o FABLABLCC/ FURB coordenado pelo Prof. Cesar Ricardo Camara. Agora será avaliado esta prótese e sendo aperfeiçoada para chegar a um modelo de prótese ideal para este indivíduo.

A prótese tem o objetivo de dar um maior conforto, diminuir a sobrecarga sobre a perna direita e proporcionar qualidade de vida para este gavião, mesmo que na adaptação da vida em cativeiro

Referências:

BAUER, Raquel Tamara. Gavião ganha prótese para substituir perna amputada. 2021. Disponível em: https://www.furb.br/web/1704/noticias/gaviao-ganha-protese-para-substituir-perna-amputada/8699. Acesso em: 08 jun. 2021.

MENQ, Willian. Gavião-pombo-grande Pseudastur polionotus (Kaup, 1847) – Aves de Rapina Brasil. 2018. Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/leucopternis_polionotus.htm > Acesso em: 8 de Junho de 2021.

SAMPAIO, Breno. O membro pélvico da ave de rapina: anatomia e principais afecções. Redvet: Revista electrónica de Veterinaria, [s. l], v. 15, n. 03, p. 1-15, mar. 2013. Mensal. Disponível em: http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n030314./031404.pdf. Acesso em: 08 jun. 2021.