Categorias: Gatos

DOENÇA RESPIRATÓRIA FELINA

imagem via unsplash.com

imagem via unsplash.com

As principais causas da doença respiratória felina são dois vírus altamente contagiosos: o herpesvirus felino do tipo I, e o calcivirus felino. Estes vírus normalmente se encontram associados em uma infecção e os sintomas são semelhantes daí serem agrupados e a doença tratada como complexo.
Os gatinhos, os gatos não vacinados e os gatos confinados em gatis ou ambientes domésticos de muitos gatos apresentam um risco maior de infecção. O contato direto entre e os gatos ou com pessoas e roupas, bebedouros, comedouros, mesas de tosa e de exames e outros objetos que tiveram contato com animais doentes são a forma mais freqüente de transmissão.
A maioria dos gatos (cerca de 80%) que se recuperam da infecção permanece portador por meses a anos. Os portadores é que perpetuam o vírus no ambiente felino e servem como fonte principal de surtos em gatís, ou ambientes domésticos com muitos gatos. A eliminação do vírus por estes portadores freqüentemente é disparada pela lactação nas gatas portadoras no momento em que os gatinhos estão perdendo a imunidade passada pela mãe (entre 5 a 7 semanas) e acabam ficando doentes, esta é a forma mais comum da infecção respiratória em gatinhos jovens.
Os sinais típicos deste complexo são: falta de apetite ou não se alimentam, ficam parados, quase não se movimentam, apresentam febre e corrimento no nariz e nos olhos. O início é súbito e os sinais são mais severos nos gatinhos jovens. Mas casos severos também podem ocorrer em animais adultos podendo levar a morte.
O diagnóstico normalmente é baseado na história, nos sinais de corrimento no nariz e nos olhos, o abatimento e a febre.
O tratamento normalmente é pelos sintomas e em função de sua gravidade. Na maioria das vezes ela tende a desaparecer em 5 a 7 dias.
A prevenção sempre é a melhor escolha e pode ser realizada através da vacinação dos gatinhos a partir de 60 dias de idade, mas pode ser feita em qualquer idade.
Evite a chegada de gatos novos e de colocá-los imediatamente junto com os mais velhos, observe alguns dias para poder avaliar se eles não estão doentes.
Vacine as gatas antes do acasalamento.