Categorias: Cães, Notícias

O que é Leishmaniose Visceral

Semana passada recebi uma mensagem de um ex-aluno, agora colega que trabalha em Brusque,  me informando que na clinica veterinária que ele trabalha foi confirmado o segundo caso de leishmaniose visceral naquela região. O cão não mora em Brusque, é de uma cidade vizinha.

Mas qual a importância disso? Bom, Florianópolis já é conhecida por apresentar esta doença nos cães de lá e já existem suspeitas em humano. Mas o segundo caso na região de Brusque indica que a doença está imigrando para o vale. Como era de se imaginar. Afinal quando nada é feito para evitar a disseminação a tendência é da doença se  espalhar por toda Santa Catarina.

A leishmaniose visceral é uma doença fatal, tanto para cães quanto para humanos, transmitida pelo mosquito-palha. O cão é uma espécie de sinalizador, que a doença está se aproximando dos humanos. Quanto maior o número de cães infectados maior a chance claro que o humano tem de ser picado pelo mosquito que apresenta a doença e também ficar doente.

É uma pena que tenhamos que enfrentar mais este problema de saúde pública, que poderia ter sido evitado exigindo atestados negativos para a doença de cães que entrassem em nosso estado vindo de outros estados que apresentavam a doença. Agora precisamos nos prevenir usando coleiras repelentes de insetos e vacinando nossos cães contra a leishmaniose, em especial se você vai viajar com seu cão para o litoral no final do ano e principalmente para Florianópolis.