Categorias: Gatos

E o cio das gatas?

Encerrando o mês de agosto, vamos falar um pouco sobre o cio da gata, quem não teve gata não faz idéia de como é sua manifestação. Primeiro o cio da gata não apresenta nenhum tipo de sangramento, também o intervalo entre os cios é mais curto do que o dos cães, normalmente o intervalo é menor de 4 meses. E os sinais não passam despercebidos. Podem ser de um simples rebolar no solo, contorcendo-se. Também é comum se esfregarem nas nossas pernas com mais frequência que o normal. Miados altos, que são muito mais prolongados que os miados habituais. Além disso algumas tentam fugir de casa a busca de um parceiro.

Normalmente no inverno as gatas quase não entram no cio, mas agora os cios começam a aparecer e tornam-se muito mais frequentes na primavera. Na prática é muito, mas muito difícil evitar que uma gata no cio não cruze. Além disso, voltamos a matemática, considerando a gestação 2 meses, quando os gatinhos estiverem desmamando o gata já esta entrando no cio de novo. As vezes elas manifestam o cio antes mesmo de desmamar os filhotes.

Assim no caso das gatas muitas vezes somos obrigados a usar  anticoncepcional no dia seguinte do parto para ser possível desmamar os filhotes antes da castração. Apesar de não ser tão visível o problema, pois o número de gatos é dez vezes menor que o número de cães, evitar a concepção das gatas realmente é um desafio.