Categorias: Notícias

Sobre assassinato de Anjos da Guarda – O Indaialense

A febre amarela evidenciou mais uma vez o problema cultural brasileiro. A avaliação educacional demonstra que nossos estudantes são analfabetos funcionais daí podemos entender por que os bugios são assassinados por causa da febre amarela, apesar das campanhas dirigidas pelas autoridades.

Vale a pena insistir que os bugios são os macacos mais sensíveis da América à febre amarela, ou seja eles ficam doentes antes do que nós, humanos. Assim, a morte deles indica para as autoridades que o vírus da febre amarela está na região e que se não for tomada providências ele vai atingir os humanos, por isso os bugios são conhecidos pelos técnicos como nossos anjos da guarda.

Nas cidades onde  as mortes de bugios por febre amarela foi identificada e notificada as medidas sanitárias foram imediatamente tomadas  e como consequência não houveram surtos em  humanos, por outro lado se essa espécie for dizimada perderemos nosso sinalizador e os surtos serão mais graves e a mortalidade em humanos também será alta.

Na nossa cidade temos a sorte de contar com o Projeto bugio que que além de ter um programa constante de educação ambiental, monitora estes animais e caso haja óbitos examina e pesquisa quanto a presença de febre amarela. Portanto o Projeto Bugio também protege a saúde de toda a população do Vale do Itajaí.

Infelizmente, como vimos, campanhas educacionais no Brasil trazem pouco resultado, então temos que denunciar a Polícia Ambiental qualquer assassinato de bugio, pelo bem da saúde de todos.

Imagem gentilmente cedida pelo Projeto Bugio – CEPESBI – Indaial/SC

 

Texto de Edgar Cardoso para O Indaialense.