Categorias: Cães, Gatos, Notícias

Vacinação e Rede de Frio – Saiba o cuidado da Vira-Lata Clínica Veterinária com as vacinas!

Na primavera e verão aumentam os casos de doenças infecciosas, elas ainda são a principal causa de morte para cães e gatos, principalmente até os 4 anos de idade. Isso ainda acontece apesar de vacinas próprias para estas espécies estarem disponíveis a muitos anos. No entanto ainda a população de um modo geral não adquiriu o hábito de prevenir em especial por vacinação.

Proprietários de animais estimação devem saber como é importante vacinar e manter as vacinas em dia de seu mascote. Não somente para preservar a saúde do bichinho, mas também para evitar problemas com a própria saúde, já que doenças como a raiva e a leptospirose – que podem ser prevenidas com vacinas – são transmissíveis às pessoas. É importante vacinar os cães e gatos ainda filhotes e repetir as doses pelo menos uma vez ao ano.

As vacinas são produtos biológicos que provocam respostas imunes protetoras nos animais de estimação e os preparam para lutar contra infecções futuras dos agentes causadores das doenças. As vacinas podem diminuir a severidade das futuras doenças e determinadas vacinas podem impedir a infecção completamente.

Além da qualidade da vacina outro fator muitas vezes desconhecido até por aqueles que costumam vacinar seus animais constantemente é a importância da conservação da vacina. As vacinas da linha veterinária devem ser mantidas entre 2 a 8 graus, Abaixo ou acima disto a vacina degrada e por tanto perde o efeito protetor desejado.

A conservação da vacina deve ser feita através de um sistema denominado rede de frio que inclui o armazenamento, o transporte, a manipulação das vacinas e as condições de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é aplicada.

Assim, as recomendações devem ser seguidas rigorosamente:
– O refrigerador deve estar posicionado em lugar bem nivelado, não exposto aos raios solares e longe de qualquer fonte de calor.
– O refrigerador deve ser usado única e exclusivamente para as vacinas. Não se pode de maneira alguma permitir que nele sejam guardados alimentos, bebidas ou material coletados para exames (ex: fezes, escarro, urina, sangue).
As vacinas devem ser colocadas nas prateleiras centrais e nunca na parte mais inferior do refrigerador ou próximo do congelador. Também não podem ser colocadas na porta.

A Vira-Lata confere com termômetros apropriados a temperatura na chegada das vacinas na clínica, rejeitando se elas estiverem fora da temperatura ideal. Além disso possui geladeira própria para as vacinas, que apresenta alarme que indica a proximidade dos 8 graus. A geladeira ainda além do alarme, que só para de apitar quando a temperatura entra na faixa de segurança, ainda aciona um sistema telefônico que liga e avisa o veterinário responsável que houve qualquer falha na energia o que possibilita a transferência das vacinas para outro local caso necessário mantendo assim toda a qualidade das vacinas.

Desta forma você pode perceber que muito cuidado que você não vê, é fundamental para que o processo de vacinação do seu cão ou do seu gato tenha a proteção necessária para mantê-los saudáveis.

Texto de Edgar Cardoso para Revista Indaiá