Categorias: Notícias

09 de Setembro – o dia do médico veterinário

Dia 09 de setembro comemoramos no Brasil o dia do médico veterinário. Mas hoje vamos falar um pouco sobre a palavra veterinário. Vamos relembrar a maioria das palavras do nosso português tem sua origem grega ou romana (latina). Hoje temos entendido que o médico veterinário seria o médico dos animais, mas se fossemos usar uma palavra para isto seria zooiatria, que traduziria exatamente isto: zoo= animais e iatria= que trata, que cuida. Mas esta palavra só acaba sendo usada como sinônimo para médico veterinária na Itália

E a palavra veterinária, tem a mesma origem de veterano, ou seja mais velho, idoso mesmo! Não que os veterinários fossem velhos, nada disso! Os seus pacientes é que eram. Vou explicar melhor.

Quando os cavalos romanos não serviam mais para o trabalho eles eram colocados num local para descansar e eram usados as vezes para o transporte de carga, estes animais eram chamados de veterinus e os cuidadores destes animais eram chamados de veterinários. Estes cuidadores acabaram aprendendo muito sobre a saúde destes animais, até por que estes cavalos velhos acabavam ficando doentes com mais frequência e tinham que ser cuidados.

Assim estes cuidadores acabavam sendo chamados também para atender cavalos do exército ainda em ativa função e assim os veterinários foram sendo conhecidos como os médicos primeiro dos cavalos, depois dos bovinos e mais recentemente dos cães, gatos, pássaros….

Hoje nós, os médicos veterinários não somos só responsáveis pela saúde dos animais, mas muitos colegas atuam no cuidado e vigilância de produtos que são produzidos por animais como leite, carne, queijo, linguiça, peixe, …. para que tudo chega na nossa mesa em excelentes condições para consumo.

Assim de cuidadores de cavalos velhos, nos tornamos profissão essencial na saúde pública e na saúde de nossos melhores amigos.