Categorias: Notícias

144 moscas por “montinho” – O INDAIALENSE

Recentemente em viagem para Olinda, afim de acompanhar um congresso que lá se realizava, eu a Simone fomos caminhar pelo calçadão a  beira mar. Caminhar já é um hábito agradável e a beira-mar é ainda mais prazeroso. Mas o que nos chamou a atenção, além das placas indicando tubarão no mar,  foi a quantidade de coco de cachorro que tinha em todo o calçadão. Um determinado ponto tinha tanto coco que parecia que todos os cães da cidade o tinham utilizado como banheiro.

Tem uma estatística antiga, americana, no Brasil não temos nem idéia, que determina a quantidade total de fezes e urina produzida por cães diariamente: são 30,68 milhões de litros de urina e 17,99 milhões de quilos de fezes. Mas não vamos parar por aí, quantas moscas nascem por montinho de fezes? São 144 moscas por cada montinho, ou seja considerando aqueles quase 18 milhões de quilos de fezes por dia, seriam 15 bilhões de moscas nascendo diariamente.

Discuti este assunto a uns dois anos atrás com os técnicos da secretaria de saneamento de Indaial, querendo saber qual seria o destino correto para as fezes dos cães. Fui informado que as fezes deveriam ser jogadas no vaso sanitário e dado descarga e com isso seriam tratadas junto com o restante do esgoto. Então esta é a regra. Mas quando se está caminhando nas ruas? Bom, neste caso não tem jeito, ainda a melhor maneira é recolher com saquinho plástico  e depositar nos lixeiros públicos, e assim será levado ao aterro sanitário.

Mas se você leva seu cão para passear nos gramados da cidade e não costuma recolher suas fezes por que imagina que ali desapareceria naturalmente, sem incomodar ninguém, fique sabendo que tem uns trabalhadores muito brabos com você! Imagine um trabalhador roçando o gramado, quando a roçadeira atinge o “montinho” que seu cão deixou, aquilo se espalha pra todo o canto e o coitado fica com fezes dos pés a cabeça. Além de ter que parar o serviço para poder se higienizar, serão alguns banhos para retirar aquele cheiro.

Então,  você que gosta de seu cão, gosta de passear com ele, respeite os outros transeuntes, pense nos jardineiros, e pense nas 144 moscas que vão nascer ali naquele dia,  e faça a coisa certa: recolha as fezes do seu cão!

Texto de Edgar Cardoso para O Indaialense.