Categorias: Notícias

Cortando trato para as vacas – O Indaialense

Seu Alceu estava cortando capim alto – o trato – para alimentar suas vacas de leite, nestes dias chuvosos que se passaram, tudo estava meio cinza. Para levar o trato para o rancho tinha sempre que passar por uns pés de tangerina que em baixo depositava a grama cortada recolhida depois de roçada. Trolly, um cão esguio, de tamanho médio, de cor acastanhada, sempre lhe acompanhava nos seus afazeres. Neste dia Seu Alceu percebeu que o Trolly estava muito agitado, mas não deu importância, concentrado nos seus afazeres e nas dificuldades extras que a chuva lhe causava.

Quando passava pelos pés de tangerina carregando o molho de trato, só ouviu o latido de alerta de Trolli e viu que ele pulou na sua frente. Quando pode tomar conta do que estava acontecendo, ficou paralisado por um momento: viu o Trolly rolando com uma jararaca. Logo que conseguiu se desvencilhar dela, o Trolly voltou a ataca-la mordendo-a no seu corpo, neste momento foi atacado pela serpente, Trolly se afastou rapidamente se preparando para o próximo ataque, mas Seu Alceu já tirou o facão, que usava pra cortar trato, da cintura e decapitou a jararaca.

Retornando logo para o rancho pode ver que o Trolly tinha dois pequenos cortes por onde sangrava, não teve dúvida levou-o rapidamente para a clínica veterinária, onde logo foi atendido, sendo lhe aplicado o soro anti-ofídico além de outros cuidados imediatos e foi mantido internado. No entanto conforme as horas passavam apesar de todo o esforço da equipe médica, o estado do Trolly foi agravando, falecendo no amanhecer do dia seguinte.

Ao receber a notícia Seu Alceu, apesar da dureza do seu trabalho, e até da vida dura que tanto ele quanto o seu companheiro Trolly levavam, não pode esconder suas lagrimas.

História como esta, que aconteceu recentemente na nossa cidade, demonstram o que este companheiro pode fazer para proteger o seu guardião.

Texto de Edgar Cardoso para O Indaialense.