Categorias: Cães

Coceira em Cães

Não há nada mais chato, irritante mesmo, que um cachorro “tocando violão”, se lambendo, se mordendo o tempo todo. É muito comum a gente escutar: morder as patinhas é normal… ah isso é estresse…  Só pode ser mania… Não, não é tão simples assim. Claro que umas coçadinhas de vez em quando não é um problema, até a gente coça a cabeça pensando nisto.

Infelizmente as alergias principalmente as provocadas por ácaros e fungos ambientais além de pólens estão a cada dia mais frequentes. Os cães peludinhos como os da raça Shih Tzu e Lhasa Apso tem apresentado estas alergias que são manifestadas na pele em idades cada vez mais tenras. O tutor vê seu amiguinho coçando e inicialmente acha que são pulgas, apesar de não encontrá-las, e depois com tempo verificando que não existe lesão nenhuma de pele que justifique tamanha coceira, acaba se convencendo que é uma mania ou costume.

Como o diagnóstico das alergias é apenas clinico, ou seja não existe nenhum exame específico que possa definir a alergia, e os medicamentos de um modo geral aliviam mas não curam a alergia, muitos tutores iniciam uma peregrinação de clínica em clínica com gastos intermináveis e com melhora e piora do pobre cãozinho.

Na Vira-Lata temos a experiência de 30 anos no diagnóstico e tratamento das doenças de pele em especial das alergias. Após definir a dermatite alérgica exames complementares como o teste alérgico, e tratamentos específicos como a terapia por hipossensibilização podem diminuir em até 70% a coceira, além disto medicamentos recentes e que estão sendo lançados este ano e para o próximo ano melhoram em muito a qualidade de vida do animais com reduzidos efeitos colaterais.

A causa da coceira em cães pode, às vezes, ser de difícil diagnóstico. Uma estreita cooperação entre o tutor e o médico veterinário é a melhor forma de se diagnosticar e resolver este problema.