Categorias: Notícias

O boi e a farra de cretinos e canalhas – O INDAIALENSE

Créditos: Click RBS

Créditos: Click RBS

O cretino é uma pessoa com debilidade mental, aquele que apresenta algum retardamento intelectual e que em função disto tem um comportamento social inadequado, inconveniente. Já o canalha não! Ele é sadio intelectualmente, mas um doente social, é um adjetivo próprio de pessoa vil, malvada, infame, desprezível. Na prática os cretinos são atraídos pelos canalhas, que criam o argumento para tornar o comportamento social dos cretinos e, deles próprios, aceitos. E assim segue a farra do boi que atrai cretinos liderados por canalhas. Usar tradição açoriana como justificativa para malhar o boi é completamente absurda, ou seja tem que ser muito canalha para usar esta desculpa!

Desde 1989, a World Animal Protection, organização não governamental com sede em Londres, apoiou entidades de Santa Catarina na luta contra a Farra do Boi, promovendo campanhas de educativas, não deu certo! Então estas entidades, bem como a sociedade civil através de intensas pressões sobre o governo conseguiram, em 1997, a proibição da Farra do Boi, que um ano depois foi reforçada pela aprovação da Lei de Crimes Ambientes a nível federal. A farra não acabou! Em 2008, tornou-se obrigatório, em todo estado, a identificação de bovinos, desta forma promovendo um controle rigoroso de compra e venda desses animais. Essa exigência tornou ainda mais difícil a compra de animais para “Farra do Boi”. Mas a farra continua!

Tudo o que tecnicamente se pode fazer para coibir esse crime, esta sendo realizado. Apesar disto, ainda prossegue os canalhas e cretinos farreando. O que poderia explicar este fato, senão o caráter dos “farreiros”? Felizmente, esse absurdo não ocorre no vale!

Texto de Edgar Cardoso para O Indaialense.