Categorias: Notícias

O coelho que põe ovos? – O INDAIALENSE

O coelho que põe ovos?

Conta-se que a muitos, muitos anos atrás, antes mesmo do nascimento de Cristo, entre nórdicos e germânicos, realizava-se na entrada da primavera, ou seja no final de março e inicio de abril ( nos países do norte) uma festa que comemorava a deusa da juventude, do renascimento, chamada de Ostara (que deu origem ao termo Inglês Easter e Ostern em alemão).

A deusa Ostara odorava brincar com as crianças, em certo dia quando estava rodeada por crianças pousou em seu braço um pássaro, Ostara falou algumas palavras magicas e o transformou em coelho, para alegria das crianças.

Passado algum tempo as crianças procuraram a deusa e pediram que ela o transformasse de novo em pássaro por que ele estava muito triste. Ostara tentou, por várias vezes, mas falhou. Assim pediu as crianças que retornassem na primavera, quando suas forças estavam no auge, e assim aconteceu.

Na primavera Ostara disse as palavras mágicas e transformou o coelho em pássaro novamente, o pássaro mesmo sabendo que o feitiço duraria pouco tempo, ficou muito feliz, colocando muitos ovos. Quando o coelho retornou pintou os ovos e distribui as crianças como agradecimento pelo momento de felicidade lhe concedido.

Ostara, triste por ter interferido na vida daquele pássaro talhou na lua um coelho, para que sempre que fosse admirada, observando o coelho lembrássemos que não podemos interferir na vida dos outros.

Apesar de já ter passado o período da páscoa, mas quando explicava por que o coelho coloca ovos na páscoa, as pessoas pediam que publicasse.  Eis o texto.

Texto de Edgar Cardoso para O Indaialense.