Categorias: Pesquisa e Inovação

Estudo dos Casos de Dermatite Atópica Canina – TCC

ESTUDO DESCRITIVO DOS CASOS DE DERMATITE ATÓPICA CANINA ATENDIDOS NO ANO DE 2015 EM UMA CLÍNICA VETERINÁRIA PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE INDAIAL/SC

A dermatite atópica canina (DAC) é uma doença crônica de pele, com predisposição genética para desenvolver processo alérgico a antígenos ambientais.

Com o aumento da demanda de pacientes na clínica de pequenos animais com problemas de pele, e poucos estudos no Vale do Itajaí, o presente estudo objetiva conhecer a ocorrência das dermatopatias, em especial da DAC diagnosticados no ano de 2015 numa clínica particular na cidade de Indaial – SC.

Os dados foram obtidos a partir de análise dos prontuários médicos eletrônicos da clínica, analisadas as seguintes variáveis: idade, raça, sexo, porte, pelagem (tipo e cor), mês da confirmação diagnóstica e bairro. Foram excluídos os prontuários que tiveram seu diagnóstico confirmado antes do ano de 2015, bem como os que não residiam no município de Indaial.

Com base nos dados avaliados, observou-se que a dermatite atópica canina foi a dermatopatia mais frequente nos indivíduos pesquisados. Como perfil do animal atópico, os cães de pequeno porte foram os mais acometidos, sendo a raça Shih Tzu a mais frequente e o Cocker Spaniel Inglês o de maior coeficiente de incidência. Não houve diferença significativa entre os sexos. Sendo animais com mais de 36 meses de idades os mais acometidos. Com relação a cor, a pelagem clara teve maior frequência. Ocorreu maior manifestação nos meses de janeiro e setembro, entretanto, não houve diferença significativa se comparados aos outros meses ou estações do ano.
Considerando alta incidência de animais atópicos, novos estudos poderão ser realizados na busca de fatores genéticos, alimentares e ambientais que contribuem para este alto índice na nossa região.

 

Autores: Paulo Henrique KRAUSE, estudante do último ano de medicina veterinária Edgar CARDOSO, mestre em saúde coletiva, professor de Anatomia Veterinária, responsável técnico da Vira-Lata Clínica Veterinária.