Categorias: Sem categoria

O simples que salva vidas!

Hoje atendi um filhotinho de 35 dias com muita cólica, vômitos, que começaram de uma ora pra outra. Infelizmente isso é muito comum, podemos ter várias doenças que causam isso, mas infelizmente o mais comum são por causas que podemos prevenir: verminose ou parvovirose.

Verminose ainda é uma causa muito comum de filhotes de cães. Como acontece ainda com as vacinas onde estórias alimentam desinformação, existe muitos mitos: não pode dar remédio de vermes quando é muito novo ou muito pequeno…  o leite é que dá vermes…, remédio de verme pode matar quando dado na lua cheia ( crescente? não lembro mais a fase da lua).

É importante saber que as principais espécies de vermes que ocorrem em cães e gatos são transmitidos ao filhote ainda na barriga da mãe e continuam sendo transmitidos pelo leite da mãe durante a amamentação (não o da vaca em caixinha… risos). Acho que a lenda que o leite dado ao filhote dava vermes deve ser por que na época do desmame, quando não desverminados os filhotes, os vermes já estão saindo pela boca  e acabam sendo eliminados espontaneamente em virtude da grande quantidade que já tem no intestino e as pessoas começaram associar a eliminação com o leite, o que era pura coincidência.

E qual a recomendação então? Desverminar com 21 dias, e se for um filhote de Pinscher Miniatura ou Chihuahua que não tiver nem 500 gramas, bom neste caso desvermine aos 21 dias de vida. E continue desverminando a cada 3 a 4 semanas até os 6 meses de idade. E para as viroses? vacinas aos 45 dias de vida.  

Importante: Não invente! Use só produtos indicados para o peso e a espécie do seu mascote. Existem produtos para cães e produtos para gatos. Por isso fique atento nas informações da embalagem dos produtos que você vai utilizar.