Categorias: Sem categoria

Diabete em cães?

Sim, cão também tem diabete! E não é por comer doces… Mas atinge principalmente os mais obesos que começam a emagrecer inexplicavelmente. Como nos humanos a diabete é provocada por uma alteração no pâncreas que diminui ou não produz mais insulina. A insulina é a responsável por levar a glicose (açúcar) do sangue para dentro das células. A glicose é a principal fonte de energia da célula.

Sendo assim a glicose começa a acumular no sangue provocando alterações em diversos órgãos, um destes locais é no olho especificamente no cristalino que com o depósito de açúcar acaba perdendo a transparência e torna-se leitoso dando origem a catarata diabética.

Até o nome é interessante o termo Diabete significa “passar através de um sifão”e está relacionado com o fato que os doentes apresentam vontade de fazer xixi constantemente, claro que no cão ele não só tem vontade como faz xixi com muita frequência (poliúria) e como consequência toma mais água (polidipsia). O nome completo é Diabete mellitus e este segundo nome realmente se refere a “mel” em virtude do acumulo de açúcar.

Este acúcar é eliminado também pela urina o que nos cães acaba atraindo muita formiga e até abelha nos locais onde este faz xixi. Este sinal muitas vezes é o único sinal observado pelo tutor do cão.

O diagnóstico é realizado através da história do cão, do exame clinico e também do exame laboratorial tanto de sangue como de urina que pode detectar esta alta quantidade de açúcar em ambos os testes.

A diabete mellitus como em humanos tem tratamento e se seguido corretamente faz com que o cão tenha uma vida normal e plena.

Assim o mais importante é fazer um diagnostico precoce, a observação dos sinais relacionados a tomar muita água e fazer muito xixi sempre devem chamar a atenção do proprietário que deve ser investigado a causa pelo medico veterinário. A Vira-Lata possui laboratório clinico próprio, com medico veterinário especializado nesta área, para um diagnóstico mais preciso e rápido.