O Zoológico do Beto Carrero anunciou neste dia 19 de abril o nascimento de um filhote de girafa. Nasceu uma fêmea, batizada de Anaya, ela nasceu em 2 abril com 1,80 metro e cerca de 70 quilos. Anaya é filha de Catarina e Aduke, ambos moradores do parque. Após o nascimento dela, os dois foram colocados juntos para ajudar no desenvolvimento da sua filhota.
Anaya que significa “olhar para Deus” é a terceira girafa a nascer no parque. Catarina, sua mãe nasceu em 12 de fevereiro de 2017. E seu pai nasceu em 20 de novembro de 2015. Ou seja Anaya é genuinamente catarinense.

Você provavelmente está aí fazendo as contas de quantos anos tem os pais da Anaya. Ja vou facilitar sua vida. Catarina tem quatro anos, e é por essa idade mesmo que a maioria das fêmeas costumam se reproduzir pela primeira vez, sua maturidade sexual se dá entre dois e seis anos. Sendo em cativeiro próximo dos dois anos e na natureza próximo dos seis anos A gestação tem de 430 a 490 dias (15 meses em média) e resulta em apenas um filhote. A gestação da girafa é a segunda mais longa entre os mamíferos terrestres, juntamente com o rinoceronte, também com quinze meses (a baleia tem 19 meses). O elefante possui o mais longo período de gestação, 22 meses.
As fêmeas de girafa maduras ciclam ou seja tem cio durante todo o ano (poliestricas não sazonais), seus intervalos entre cios são a cada quinze dias, sendo destes, apenas dois dias que elas ovulam e aceitam o macho. Mas, acabam tendo intervalos grandes entre partos, por que após parirem elas amamentam o filhote as vezes por mais de vinte e quatro meses, e durante este período elas não entram no cio. Assim contando os quinze meses de gestação praticamente o intervalo mínimo entre um parto e outro acabaria sendo uns três anos. Sua vida reprodutiva se dá até uns 20 anos e sob cuidados humanos as girafas podem viver até os 30 anos.
Os machos demoram mais para amadurecer, começam a se reproduzir a partir dos três anos para animais em cativeiro e na natureza aos sete anos.

As girafas são típicos ruminantes e seus órgãos genitais são semelhantes aos dos bovinos. Assim os machos apresentam um pênis na região ventral do abdome, com estrutura fibroelástica e flexura sigmóide, testículos de aproximadamente 14 cm. suspensos no escroto por seu eixo vertical. As fêmeas possuem um aparelho genital com um útero composto por uma cérvix com três anéis, um corpo uterino pequeno e dois cornos uterinos bem desenvolvidos, além de também possuirem carúnculas que irão se fixar aos cotilédones da placenta durante a gestação. Ovários pequenos de dois a três centímetros.
No fim de 2016, as girafas entraram na lista vermelha dos animais ameaçados de extinção após sofrerem um declínio de 40% de sua população nos últimos 30 anos. Antes a espécie era classificada como de “menor preocupação” e passou para a categoria de “vulnerável”. Existem poucos levantamentos da população em cativeiro no mundo, mas em 2008 estimava-se em dois mil e quinhentos exemplares em cativeiro fora da Africa. No Brasil em 2017 existiam dezesseis exemplares de girafas, sendo cinco fêmeas e onze machos, e apenas dois zoológicos tinham casais em condições de reprodução.
A expectativa é que exista um remanejo dos animais entre os zoológicos do mundo para que haja uma variabilidade genética e a procriação possa continuar acontecendo. Claro que um objetivo maior seria futuramente fazer um caminho inverso destes lindos animais os reintroduzindo na África, para que eles pudessem viver em seu habitat natural, e obviamente sem o risco de serem caçados. Enquanto isso não acontece os nossos filhos e os filhos de nossos filhos poderão conhecer esse icônico animal africano pelos parques catarinenses, seja no Beto Carrero, ou no Zoo de Pomerode.
Referencias
FILHOTE de girafa nasce em parque de SC com 1,80 metro e 70 quilos. Fotografias de Luiz Souza. Penha: G1- Santa Catarina, 2021. 4 fotos, Foto, color. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/04/21/filhote-de-girafa-nasce-em-parque-de-sc-com-180-metro-e-70-quilos.ghtml. Acesso em: 21 abr. 2021.
GAZETA DO POVO (Curitiba). Momento fofura! Bebê girafa nasce em parque de Santa Catarina: filhote nasceu com 1,90m de altura e pesando cerca de 80kg. Filhote nasceu com 1,90m de altura e pesando cerca de 80kg. 2017. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/animal/bebe-girafa-nasce-no-beto-carrero-wolrd/. Acesso em: 21 abr. 2021.
GAZETA DO POVO (Curitiba). Girafa de SC é a 1 do brasil a receber aleitamento artificial. 2015. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/girafa-de-sc-e-a-1-do-brasil-a-receber-aleitamento-artificial-eqn6o4ir3i8q1ygducr35x86p/. Acesso em: 21 abr. 2021.
G1-SANTA CATARINA (Santa Catarina). Filhote de girafa nasce em parque de SC com 1,80 metro e 70 quilos. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/04/21/filhote-de-girafa-nasce-em-parque-de-sc-com-180-metro-e-70-quilos.ghtml. Acesso em: 21 abr. 2021.
LUEDERS, Imke; POOTOOLAL, Jason. Aspects of Female Giraffe Reproduction: Review and Update. International Zoo News, Bhaktapur, Nepal, v. 62, n. 4, p. 254-276, jan. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305537756_Aspects_of_Female_Giraffe_Reproduction. Acesso em: 21 abr. 2021.
MEUFFELS, Janine; LUTHER-BINOIR, Ilse; DAFFUE, Willem; DEACON, Francois; MITCHELL, Emily P.. Testicular disorder of sexual development with cryptorchidism, penile hypoplasia and hypospadias in a giraffe (Giraffa camelopardalis giraffa). Journal Of The South African Veterinary Association, Cape Town, v. 91, n. 0, p. 1-6, 26 mar. 2020. Http://dx.doi.org/10.4102/jsava.v91i0.1971. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32242422/. Acesso em: 21 abr. 2021.