Categorias: Sem categoria

Agosto mês do cachorro louco

E chegou agosto, mês do desgosto e do cachorro louco. Mês do cachorro louco? Tradicionalmente é assim denominado. O mês de agosto marca o início do aumento do período de luz ou seja das horas de sol diárias. E isso indica para os animais que inicia-se o período de alimento mais abundante, os períodos difíceis do inverno acabaram. Assim começa em agosto um novo ciclo e nada melhor do que começar reproduzindo…

O aumento do período de luz faz com que as fêmeas entrem no cio, pelo menos uma boa quantidade delas. Através da urina principalmente, mas também das fezes, eliminam um hormônio (feromônio) que os machos identificam de longe, longe mesmo até 8 quilômetros, e saem em busca desta fêmea.

Claro que vários machos vão se reunindo ou no portão, próximo da casa ou mesmo na rua, onde quer que esta fêmea esteja. O encontro destes machos provocam brigas de dominância para determinar quem será o candidato mais forte e terá o privilégio de cortejar a fêmea no cio. 

Agora imaginem quando a raiva era uma doença comum, este momento era o momento máximo da transmissão da doença, vários animais se contaminando e retransmitindo a raiva. Como a raiva é uma virose que afeta diretamente o cérebro, os cães verdadeiramente enlouqueciam, babavam por não conseguirem engolir e em delírio atacavam tudo que se aproximava. Daí a origem do ditado.

Também em agosto as campanhas de prevenção eram realizadas. Nos outros estados continuam ocorrendo, mas em Santa Catarina como a raiva em cães e gatos está controlada, não ocorrem mais campanhas. No entanto por ser uma doença em cães e outros animais transmitida a humanos, e em ambos (humanos e animais) ela não tem cura, causando a morte, todos os animais em especial cães, gatos, cavalos e bovinos devem ser vacinados.